Carla Cavellucci-Landi Carla Cavellucci-Landi

Circle Journal - A voz do coracao

{This is a Circle Journal about "what's in your heart?". This quote from Leonardo da Vinci means a lot to me, since creating something with my hands - by drawing or writing - is what speaks to my soul. TFL!}
Este eh o tema do Circle Journal da Eliana Brandstetter: escreva o que voce quiser, o que esteja passando pelo seu coracao naquele instante.
Eu ando repensando muito minhas escolhas "profissionais". O que eu deveria ter feito, o que eu gostaria de fazer, o que eu quero aprender, aquilo que me move. E tudo, absolutamente tudo, passa pelo caminho 'artistico".
Tenho visitado muitos blogs de design, e a cada nova descoberta, um mundo de encantamento se abre pra mim. Pode parecer ridiculo para alguns, mas cheguei a quase chorar ao assistir esta serie de videos sobre o projeto "Design by the Book", do maravilhoso blog Design*Sponge em parceria com a New York Public Library, a biblioteca publica de Nova York onde ando louca pra ir. Pela proposta, pelos artistas, pelas atividades que eles desenvolvem, pela vontade de me enfiar na biblioteca atras de inspiracao e conhecimento, pela vontade de "ser" cada um deles.
Fico muito tempo sozinha em casa, em silencio, o que me da muita margem pra essas 'caraminholacoes". Ha momentos que sofro com minhas frustracoes profissionais - minha ingenuidade e espirito 'puro", vamos assim dizer, na epoca que estive frente a frente com uma boa oportunidade , nao abriram as portas que eu queria. Outros que me sinto muito feliz quando me dou conta das coisas que eu consigo e sei fazer, ou mesmo daquilo que eu tenho de informacao e o que posso fazer a partir dai.
Mas eu sinto que nao existe um equilibrio ainda dentro de mim - entre o que eu sei e posso e o que eu realizo. O peso grande que me puxa pra baixo ou me deixa 'travada" eh uma auto-critica violenta e um nivel de exigencia alto, quase que utopico, sobre como eu devo ser e agir se quiser seguir alguns dos meus sonhos.
Alem disso, um enorme defeito meu eh planejar demais.
Atitudes impensadas do passado - pela falta de vivencia natural da idade, pela "pressa" de ver as coisas acontecendo, por nao ter quem me orientasse com propriedade - me fizeram errar algumas vezes, e eu aprendi ate demais com os erros. So que mais tarde, uma sociedade com uma pessoa insana me traumatizou a tal ponto, me arrasou psicologicamente, podou e penalizou minhas iniciativas criativas que passei a ser uma pessoa "medrosa". Passei a ter medo dos erros.
O medo virou uma autocritica cruel e paralisadora. Com isso, hoje eu planejo demais, tentando evitar estes erros, mas preciso me convencer que os erros sao inevitaveis e sao uma forma de aprimorarmos e aprendermos. E que ninguem vira me arrasar moralmente por isso.
Num papo recente com a Sandrinha - o bom-senso e a lucidez em forma de gente, alem de ser uma amiga espetacular - ela me mostrou caminhos e interpretacoes de como eu tenho que usar aquilo que gosto de fazer, qualquer que seja o rumo que minha vida tome. Porque a gente nao consegue somente trabalhar no que gosta, nem sempre o retorno financeiro necessario eh possivel, mas da pra levar uma "vida dupla" sem culpas. Eu ja fiz muito isso na vida, mas era algo meio que 'inconsciente", coisa de inicio da vida adulta, tudo muito fragil e sem grandes aspiracoes.
Hoje, com 41 anos, certifiquei-me de quanto o quanto o criar eh importante para mim - seja a criacao minha ou de terceiros. Notadamente, criar coisas que envolvam textos e imagens. Ha pessoas que se realizam com a musica, outras que sao artistas com alimentos, outras, ainda, para quem a tecnologia por si so eh um mundo de encantamento e realizacao. Pra mim, eh a imagem, ou melhor ainda: aquilo que posso ver/ler.
Amo desenhar desde pequenininha, tenho paixao pela fotografia, escrever pra mim eh um deleite, adoro inventar logotipos e identidades visuais, aprecio detalhes arquitetonicos - o detalhe no canto da janela, a paginacao do piso - enfim, pra mim, os olhos sao o caminho mais rapido pra minha alma.
Comprei um carimbo certa vez com uma frase que pra mim, significou muito:
"Where the spirit does not work with the hand, there is no art" - Leonardo da Vinci
E por, de certa forma, meu envolvimento com a arte estar sendo o motivo de minhas auto-analises e tentativas de encontrar um caminho, resolvi usar esta frase no Cj da Brands, num LO bem simples, como aquilo que eu essencialmente gosto de ser.
Usei uma foto que eu gosto e que foi tirada por mim mesma, olhando no visor da camera como se fosse um espelho (a "velha" Canon S2IS tem o visor que vira), mas sem 'espelhar" a imagem, e sim me vendo exatamente como sou.
Lixei o papel ate que ele "rasgasse" um tantinho em alguns pontos no meio da pagina.
Carimbo de cantoneiras da Making Memories - lancamento ja beeeem antigo, mas comprei recentemente pq gosto muito dele, independente de estar ou nao 'ultrapassado" - bom design nao sai de moda! Usei Distress Ink "walnut stain" Tim Holtz, da Ranger para carimbar, e tbm para a moldura da foto - batia um pincel de cerdas mais duras na carimbeira e ia passando ao redor da foto. Fiz o mesmo ao redor do carimbo. Para o efeito esfumacado em volta da pagina, usei a ferramenta aplicadora de distress, que parece um carimbo antigo de madeira, mas tem uma especie de espuminha embaixo - ADOREI esta ferramenta!!
Carimbei as flores ate que perdessem o 'vivo" da cor - eram muito "acesas" para o estilo da pagina - e como miolo usei uns brads que gosto muito tbm da Making Memories.
Na pagina do texto, Dymo (com a fonte da nova Caption Maker) e um carimbo lindo da Heidi Swapp, onde as letras do alfabeto nem sempre tem o mesmo estilo. Carimbei com a Distress tbm e apliquei Distress Powder Vintage Photo, que da um aspecto rustico e uma certa textura 'enferrujada".
No cantinho, carimbo da Projeto Artes e mais um da mesma colecao da Making Memories.

Espero que a Brands goste, foi feito com muito carinho.
E que voces me desculpem essa 'sessao terapia" pra mostrar duas pagians de CJ! :o)
No proximo post vou colocar o Cj que fiz pra Ana Carolina, onde alterei um papel discretamente com alguns carimbos - nao vivo + sem eles!
Beijinhos e boa sexta-feira!
Read More
Carla Cavellucci-Landi Carla Cavellucci-Landi

Cartoes de aniversario

Estes dias tem nevado muito aqui. Bem que falaram que o ano passado nao foi tao frio... esta semana nao vi temperatura acima dos OoC! Nem tive coragem de sair de casa direito, so pro essencial mesmo!


(Esta foto tirei qdo estava indo pegar o Jan na ferry no dia do splash landing)
Para calcular oC: tire 30 e divida por dois a temperatura em F.
20F = 20-30 = -10/2 = -5oC

Nao eh a dformula que aprendemos na escola, mas eh a forma + rapida.
Hoje vou postar dois "cartoes" de aniversario que fiz para amigas do scrapbooking: a Eliana Brandstetter e pra Solange Marques, ambas do Time de Design 2008 do ScrapbookBrasil. Meus cartoes nao sao exatamente cartoes, sao quadrinhos pendurados por fitas, pra nao ficarem restritos somente ao dia do aniversario. Sempre procuro colocar frases que sirvam para alguma reflexao ou motivacao. As duas sao de um poeta americano, Ralph Waldo Emerson.


A Brands esta um pouco sumidinha por questoes pessoais, mas nao poderiamos deixar de dar a ela um pouco de carinho no nia 19, dia do seu aniversario...! Este foi seu quadrinho - montado em chipboard 15x15, com Prima Flowers, botoes, Dymo (a nova maquininha com discos de fontes diferentes, depois conto dela) e Thickers.


O aniversario da Solange foi ontem, dia 21. Montado no mesmo tamanho de chipboard. Usei retalhos de papeis, fita adesiva Prima, flor recortada dos papeis da mesma colecao dos retalhos, Dymo e Thickers.




Espero quer tenham gostado!

Bjs!

(parece que o teclado resolveu funcionar finalmente!)



Today I'm posting 2 birthday "cards" - in fact, both are to be hang on a door knob or wall using ribbons - I punch the holes right after taking the pictures. Quotes from Emerson, an american poet. TFL!
Read More
Carla Cavellucci-Landi Carla Cavellucci-Landi

Splash landing

Ja tentei comecar a escrever ao menos este post varias vezes, mas toda a novela tecnologica me impediu: conexao que nao entrava, etc etc.
Semana passada foi uma semana das mais frias que ja presenciei aqui, nestes 18 meses (completados hoje) de EUA. Por conta do frio e de varios planos, fiquei em casa boa parte do tempo.
Pouco antes de sair para pegar o Gabriel, ouvi um barulho muito estranho... parecia uma turbina revertida de aviao. Pensei "nao, nao pode ser um aviao"... Sempre vejo avioes por aqui, ja que os aeroportos de La Guardia e Newark ficam relativamente "perto". Mas so vejo, poucas vezes ouco. O barulho foi bem forte, como se o aviao estivesse em cima do condominio, mas nao sei porque nao tive a menor curiosidade de saber o que era.
Mais tarde, ja no parque da escola, enquanto os meninos brincavam com os sleds que ganharam de Natal, um dos coleguinhas veio falar "vcs viram o aviao que caiu no rio??" Na hora caiu a ficha do barulho que eu tinha ouvido...
Viemos pra casa pois o frio estava demais (coisa de -5oC) e logo ja corri pra Internet pra sabem o que tinha acontecido. Nao deu nem 5 minutos e minha mae ligou, preocupada. A noticia ja tinha chegado por la.
Liguei a TV, e pelo que pude perceber, o aviao tinha caido aqui bem perto. Ainda nao sabiam se todos estavam bem, qtos eram os passageiros, mas logo tudo foi se esclarecendo.
O "splash landing", como foi chamado, aconteceu a umas 4 milhas daqui (uns 6kms).
Felizmente as ferries de NJ a NY conseguiram chegar rapidinho pra ajudar, ja que o aviao caiu bem na rota delas. Todos os passageiros sairam vivos, com algumas dificuldades somente causadas pelo frio - nem gosto de imaginar a temperatura que deveria estar dentro do rio, se na rua minhas maos - com LUVA - ja ficavam rapidamente amortecidas.
(video obtido na CNN - o barco enorme que abarece parado atras da ferry a caminho do Airbus eh o porta avioes Intrepid, que foi transformado em museu - o aviao que esta sobre ele eh um Concorde, somente para exibicao)

O que poderia ter virado uma tragedia transformou-se numa historia incrivel.
Por conta do trabalho de resgate, a NY Waterway, companhia particular que opera as ferries, nao ofereceu servicos naquela tarde - achei fantastica esta atitude. Todos se empenharam em retirar as pessoas da agua o mais rapido possivel. Foi bem legal ver as carinhas dos marinheiros que vemos sempre - gente simples, muito deles ja de mais idade e cabelinhos brancos - na TV contando como tudo aconteceu.
Agora, pra mim, o mais legal foi saber a idade do piloto - quase 60 anos.
No Brasil, acima dos 40 voce ja eh "velho e ultrapassado" em varias carreiras. E se tem uma coisa que nenhuma faculdade te da, nenhum dinheiro do mundo compra, tecnologia nenhuma substitui e nenhum amigo influente consegue pra voce eh a EXPERIENCIA.
Isso, so vivendo a gente ganha. Qto mais se vive, mais se tem. E, com certeza, foi a experiencia do piloto que fez com que houvesse somente uma historia incrivel a ser contada quinta-feira passada.
Recebi alguns emails de amigas perguntando se eu tinha visto algo, se tinha sido aqui perto, etc.
Por conta da interrupcao dos servicos de ferries, a NY WaterWay ofereceu uma linha de onibus gratuita de NY ate os portos correspondentes em NJ. O Jan veio com um destes onibus ate Port Imperial e fui la busca-lo. Havia muitas vans de emissoras e um pouco de confusao de pessoas. Nao vi o aviao, ele ja havia sido levado para Battery Park, mais ao sul em NY.
No dia seguinte cedo, as emissoras continuavam por la, mas o servico ja havia sido restabelecido.
Fico feliz que tudo tenha terminado tao bem, e nunca vou esquecer que uma historia tao incrivel tenha acontecido tao pertinho de mim (embora eu nem tenha ido olhar pela janela!!!)


Bjs e ate mais!
Read More
Carla Cavellucci-Landi Carla Cavellucci-Landi

Out of order - TPM virtual de novo

Ainda estou camelando com a tecnologia que me cerca. Meu computador voltou com HD novo, instalaram a Internet aqui em casa, mas com isso, desligaram meu telefone por engano (e ainda nao reconectaram...). Comprei um roteador wireless e me meti a instalar, so o meu computador enxerga e acessa a rede, os outros so enxergam mas nao conseguem acessar - pelo menos existem redes wireless dos vizinhos :D.
Dai que o teclado do meu computador resolveu ficar pior do que estava. Algumas letras simplesmente nao funcionam.
Sai e fui comprar um teclado externo.
Cheguei em casa e o conector do maledeto nao tinha correspondencia no meu computador.
Voltei na loja pra trocar o teclado.
Cheguei em casa e conectei na porta USB... a porta USB do micro nao funcionava.
Fui pra loja comprar um hub USB (uma especie de extensao de portas USB)
VOltei, instalei, ok.
O teclado novo eh tao ruim qto o teclado do micro.
Cheguei a pensar que EU estava com algum problema de forca nos dedos - sei la, dois teclados nao funcionando... mas agora, neste momento, estou tendo a prova de que nao, o problema NAO SOU EU. Estou no computador do meu marido digitando com a mesma velocidade que sempre digitei, mesma forca e tal. E NENHUMA LETRA FALHA. Se falhar, eh a velocidade, nao o teclado.
Entao, meu silencio "blogal" tem a ver com toda esta novela acima.
Vamos ver o que eu resolvo. Usar micro do marido ou dos filhos vai me criar o problema com as fotos e arquivos. Sei la, vou ver o que fazer. Tenho CJs pra mostrar, cartoes, contar da visita ao MoMA, da BambooFun, do aviao que desceu no Rio Hudson e passou em frente de casa, etc.

Volto em breve.

Bjs
Read More
Carla Cavellucci-Landi Carla Cavellucci-Landi

O ano mal comecou...



...e eu ja tenho assunto pra um ziguilhao de posts!!!

Feliz 2009 pra todo mundo!!!
Que seja um ano de PAZ e SAUDE, com isso o resto fica facil!!!Vou cacar um tempinho pra vir escrever tudo em doses homeopaticas...

Enqto isso, so pra nao ficar um post vazio de imagens e "conteudo", mesmo com atraso aqui esta uma arvorezinha que fiz pra enfeitar a casa.


Cortei circulos com furadores de 2 tamanhos diferentes, apliquei no cone de Styrofaom com cola quente, a lantejoula tbm foi na cola quente mesmo. Ficou simpatiquinha. Fiz minha guirlanda com festao verde tradicional e apliquei alguns destes circulos nela, intercalando com stickers em chipboard de flocos de neve brancos e um pouco de brilho.
Depois volto com mais posts, a cabeca anda fervendo de tanta coisa!
Bjs!



Read More
Carla Cavellucci-Landi Carla Cavellucci-Landi

Christmas

Espero de coracao que seu Natal tenha sido excelente. Felizmente minha irma e minha sobrinha vieram de Londres para ca, entao nossa noite foi bem especial. Rimos, comemos (muito), conversamos... No dia 25, ainda tivemos a companhia da Sandra e do Patrick para o almoco. Minha irma ainda esta aqui, estamos passeando muito, entao, estou sumida do computador. Beijos mil pra cada um que passar por aqui. Volto em breve, e se Deus quiser, com muita coisa boa. Saudades!
Ah! E esta foi a mi ha arvore... fraquinha na decoracaop, eu sei... mas eu amo as luzes de Natal, elas pra mim sao enfeite por si so... ano que vem, quem sabe, consigo caprichar... Depois mostro dois enfeitinhos que fiz pra casa. BJS!

Read More
Carla Cavellucci-Landi Carla Cavellucci-Landi

Circle Journals

Estou tendo o enorme privilegio de participar do Circle Journal do Time de Design2008 do ScrapbookBrasil.
No CJ da Cris Bittencourt, ela pede que facamos uma pagina onde uma musica, poesia ou prosa nos defina. Usei um texto que meu marido fez pra mim, e uma foto pessima na qualidade (ela saiu sem foco algum), mas num momento otimo. Gostei do resultado, esta pagina da foto eu ja tinha feito ha meses... mas so acabei a dupla agora!

Nesta pagina, a palavra 'love" eh um teste em chipboard que eu fiz qdo eu cortava pecas no laser. Ele saiu fino demais, quebrava inteiro, mas eu guardei e agora, consegui usar!

Circle journal where I've used a text my husband made for me. The picture isn't technically good, but it is a perfect moment.


Outro CJ que terminei (ja estava esbocado e escrito, so coloquei novas fotos) eh o da Isabella da Cas. O tema: " a time to remember". Pra mim, este tempo eh agora.
Sao duas paginas 15x30 na horizontal. Usei algumas fotos que tirei ao longo destes meses aqui.
Journaling:
Tive muitas epocas marcantes na vida, tenho muitas coisas otimas a recordar… uma infancia divertida, adolescencia marcada por paixoes e aventuras proprias da
idade, um namoro que virou casamento, bebes lindos e cheios de gracinhas,
momentos em familia, entre amigas, lugares… mas existe uma epoca na minha vida que esta sendo especialmente muito marcante: esta epoca eh agora. Morar nos
Estados Unidos foi algo jamais sonhado ou sequer imaginado. Morar pertinho de
Nova York, entao… quem diria??? As razoes sao diversas para esta epoca ser tao
especial… Pelo momento em que isto aconteceu, quase que como um milagre (e eu
ainda acredito que tenha sido um presente dos ceus). Por ter visto a neve pela
primeira vez na vida. Por ver meus filhos amando “hot chocolate” com
marshmallows assim que chegam da escola, num dia de inverno. Pelas risadas deles escorregando de treno e fazendo guerra de bolas de neve. Por perceber e
vivenciar as primeiras folhas e flores brotando nas arvores quando chega a
primavera. Por ver esquilos. Ver abelhas iguais as de desenho, listradas de
preto e amarelo. Ver NY da janela. Por curtir quase 3 meses de ferias de verao
como se estivesse na praia. Por entender melhor as piadas de Seinfeld e de todos
os filmes e seriados que se passam em Nova York. Poder comer cupcakes na
Magnolia Bakery. Subir no 86o. andar do Empire State as 10h da noite,
enfrentando meu imenso medo de altura. Ajudar a Sandra a abrir a Preserved
Memories. Descobrir que adoro andar de barco, e poder fazer isso toda semana.
Ver baleias em alto mar em Massachussets. Aos 40 anos, ir pra Disney pela
primeira vez e chorar no show em frente ao castelo da Cinderela. Ir pra
Washington D.C. de trem e conhecer a Casa Branca. Assistir ao programa da Martha Stewart ao vivo e ve-la a menos de 2 metros de distancia. Ver Van Gogh no MoMA. Fazer window shopping na 5th Avenue. Passear de maos dadas no Central Park. Ver que, realmente, um floco de neve tem o formato de floco de neve. Colher aboboras. Presenciar a natureza se enfeitando de amarelos, laranjas e vermelhos no outono. Curtir o Halloween. Sentir saudades da familia e descobrir meus verdadeiros amigos. Conhecer - e respeitar ainda mais - culturas diversas, seus sabores, medos, verdades. Comprar material de scrap com mais facilidade (haha). Descobrir que a vida sem empregada domestica pode ser perfeita e maravilhosa. Comprar pilhas na B&H. Aproveitar liquidacao da Bloomingdale’s. Saber a diferenca entre os idiomas japones, chines e coreano. Entrar num porta-avioes. O Lu e o Bi falando ingles perfeito. Me conhecer melhor. Estou aqui ha quase 18 meses, mas as experiencias sao as mais intensas que ja vivi. Sinto como se tivesse tirado ferias, com aquela sensacao de aventura e deslumbramento a cada
dia. E claro que ha a parte sofrida, da solidao, da distancia das pessoas, de
enfrentar o frio e a frieza e as vezes, o comportamento bitolado da sociedade
americana, mas ate isso valeu a pena. O dia que eu for embora, com certeza tudo
isso fara parte de mim, e voltarei diferente do que era ao sair do Brasil. Por
tudo isso e muito mais, este eh pra mim meu “time to remember”… forever.
Quando terminei os LOs, percebi que as duas paginas 15x30 poderiam virar uma so, 30x30...
Um bom sketche - se vc nao quer enfeitar muito - para 10 fotos e um longo texto.
Circle Journal "A Time to Remember", where I write about living in USA. It's a two page layout 12x6, but the sketche works well on a 12x12.
Estou agora finalizando mais dois, espero poder colocar as fotos em breve!
Bjs e obrigada a todos que passam aqui e deixam seus comentarios ;o).
Read More
Carla Cavellucci-Landi Carla Cavellucci-Landi

Snow Day parte II

Acabei de entrar em casa, com as maos doloridas, os pes gelados, a perna anestesiada. Durante o tempo que estivemos la fora, eu e os meninos, nao parou de "nevar" um so minuto, e forte. Mal dava pra abrir o olho. Digo "nevar" pq nem era neve mais direito, muito do que caiu foi gelo. os dois agora estao de molho na banheira quente, depois de aguardar a temperatura do corpo estabilizar - qdo vc sai na neve e sente tanto frio assim, eh perigoso entrar direto no banho quente, sob o risco de queimadiras - a sensibilidade da pele fica afetada e vc nao sente exatamente a temperatura real da agua.
Mas os meninos aproveitaram, eu entrei em panico com a camera la fora - mesmo dentro do estojo, ela molhou, ja deixei sobre a mesa sem mexer, so esperando a agua secar, nem vou descarregar foto alguma agora. As fotos ficaram pessimas - apertar botao com luva nao eh facil, alem do que, os meninos nao paravam de correr. Bom, mas valeu ter guardado a lembranca.
Agora vou fazer um chocolate quente, mas so pra eles - eu nao tomo, quando muito tomo um chazinho. Eles adoram colocar marshmallows dentro. So estou preocupada com o Jan, nao sei como ele virah pra casa com essa nevasca que nao para desde as 10h da manha.
Como disse o Lucas, no primeiro minuto que viu neve pela primeira vez na vida, ano passado: "eu vou sentir saudades disso".

Bjinhos.
Read More
Carla Cavellucci-Landi Carla Cavellucci-Landi

Snow Day...


Acabei de tirar esta foto. Hoje eh a primeira neve "de verdade verdadeira" deste inverno aqui. Por conta disso, os meninos serao dispensados ao meio-dia. Estou montando um topico de premiacao no SBB ja ha horas, mas confesso que qdo olhei pela janela e vi a neve, e meus pezinhos com meia apoiados no parapeito, achei a cena legal, resolvi fotografar e dividir com vcs. Pena que nao da pra ver a neve caindo,... esta tudo brancao no ceu, nao da nem pra ver NY. Nao vou ter coragem de levar a camera nova la pra fora nesta neve toda (nao tive coragem nem de tira-la da caixa direito...), mas minha companheira de guerra S2IS - que eu jamais abandonarei!! - ja esta com bateria nova, pronta pra encarar o brancao (sera que vou saber acertar o "white balance" com tanto white?). Comprei 2 sleds (pra escorregar na neve) pros meninos, eles ainda nao sabem... espero poder fazer otimas fotos. E vou tentar tbm novas fotos de flocos de neve.
Bjs geladinhos...

Read More